sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Resenha - Gone




Olá pessoal! Hoje eu venho aqui com o um livro que eu li na VEDATONA. Gone é um livro fascinante, escrito à sangue frio por Michael Grant e recomendado só para quem tem coração e estômago forte.

Imagine que todas as pessoas com mais de 15 anos desapareçam repentinamente. É isso que acontece na cidade Praia Perdida. Sem mais adultos, professores, policiais, ou responsáveis a situação logo foge de controle e a violência se torna a regra. Mas isso é só o começo, uma misteriosa barreira cerca a cidade, algumas crianças estão ficando diferentes e até animais sofrem mutações e uma criatura misteriosa ronda o lugar. A guerra é inevitável.

Ok, eu sei que eu falei no outro post que essa foi uma releitura, mas é impossível não ficar chocada com esse livro, não importa quantas vezes eu leia. E por isso mesmo acho realmente difícil fazer a resenha não só desse livro, mas da série toda, então me desculpem se eu ficar batendo na mesma tecla ou me enrolar um pouco.

Quando se fala que todos os adultos sumiram, dá até pra imaginar uma coisa tipo Jimmy Neutron naquele filme em que todos os pais foram abduzidos e as crianças ficam super felizes e comem doces o dia todo. Bom, as crianças até comem doces o dia todo, mas acontece que nessa série de livros o buraco é mais em baixo.


Gone começa exatamente com o sumiço de todos os adultos - é a partir de quinze, mas vou chamar de adulto mesmo para ficar mais fácil - e a partir dai a situação só piora e a história não faz uma pausa pra te dar um fôlego.

Já disse aqui no blog que eu li esse livro quando era menor e naquela época fiquei um tanto quanto traumatizada com ele. Decidi depois de todos esses anos ler de novo porque:
 1. Eu tenho os outros dois livros aqui em casa e queria ler por causa da minha meta de 2016 
 2. Eu não lembrava de NADA do primeiro. 
Então lá fui eu ler o livro achando que eu fiquei daquele jeito da primeira vez porque era novinha e que dessa vez ia ser diferente... Não foi. 


Conforme eu ia lendo as lembranças voltavam, então eu meio que já sabia o que ia acontecer e queria parar de ler, mas eu não conseguia, porque a escrita do Michael Grant é tão envolvente que mesmo estando angustiada eu não conseguia largar o livro. Sério, o livro é um calhamacinho com 518 páginas e eu li ele em um dia - nesse dia eu fiquei no carro sem nada pra fazer por seis horas, mas mesmo assim... 

Oh well, voltando para a história. No livro a gente acompanha de perto Sam Temple, que de uma hora para outra se vê sob o peso de uma responsabilidade que nunca quis, quando todas as crianças vêem nele um líder e ainda tem a missão de esconder que sua vida já não era normal há muito tempo. Para mim, sem dúvida o personagem mais bem trabalhado da série, com os seus medos e dilemas, sem  falar das habilidades que ele tem e que vão se desenvolvendo durante a leitura. 


Não dá para dizer que tem um só vilão nessa história, o próprio mundo em que eles passam a viver é um agente trabalhando contra as crianças de Praia Perdida, mas se vocês acham pouco, tem também a Escuridão, um grupo de sociopatas e, além de tudo isso, as próprias crianças, que vão cada vez mais perdendo sua humanidade.


É impossível não ficar fascinado por esse enredo que o autor construiu. E ao mesmo tempo sentir um horror pelas situações e ações dos personagens já que você vai sempre estar se lembrando que eles são só crianças. Li em algum lugar que Michael Grant disse que queria chocar com esse livro e ele realmente conseguiu.

Cinco estrelas fácil para o livro, uma trama bem arquitetada, com personagens fascinantes e mistérios de tirar o fôlego. Difícil resenhar Gone sem dar spoiler, já que a cada capítulo é uma surpresa.

Acho bom pensar muito bem antes de começar a ler Gone, porque uma vez que você pegar o primeiro livro não vai mais conseguir parar, não importa o quanto queira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário